Marcenaria Artesanal para Mulheres

 

As oficinas de introdução à marcenaria artesanal são voltadas para um grupo inicial de oito mulheres acima dos dezoito anos. O objetivo é ensinar fundamentos teóricos e práticos básicos da marcenaria feita à mão por meio da criação de objetos e pequenos móveis. Esse encontro é uma delícia e qualquer uma mulher pode participar. Quem nunca pegou em uma serra tico-tico, quem tem medo de furadeira, quem conhecer mais sobre essa ferramentas, quem acha que não leva jeito, quem nunca imaginou aprendendo marcenaria sai, depois das oito horas de atividade, com seu pequeno móvel ou objeto pronto. Com o que as meninas aprendem, elas já podem começar a sua caminhada no aprendizado da marcenaria, adquirindo habilidades e capacitação para criarem suas próprias formas de sustento e geração de renda. Ou mesmo tem acesso a um novo hobby.

A ideia é estimular, por meio da criação, a capacidade de realização e empoderamento dessas mulheres que ainda não possuem essa consciência e compartilhar com elas um pouco mais sobre o que aprendo sobre autonomia, liberdade. É mostrar a possibilidade de criarem e se sustentarem com negócios baseados em ativos intangíveis como o talento, a ideia e a criatividade. E a produção em marcenaria, atividade milenar e sempre passada de pai para filho e não de pai para filha, pode funcionar como um dispositivo disparador destes conceitos e práticas.

Então, vamos juntas? Se você se interessa em participar ou apoiar o projeto, vai lá na caixinha de contato e me escreve! Vou adorar trocar uma ideia contigo!