Prazer,
Eva Mota
Sou Eveline Alves Mota. Prazer, Eva. Baiana de Jequié. A terra da mochila gigante onde tem um sol pra cada pessoa. Moro em São Paulo há alguns anos. Me formei em jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, minha querida UESB. Comecei a estudar e fazer comunicação há vinte anos, com maior experiência no telejornalismo em afiliadas da Rede Globo, Record e TVE. Já estagiei em rádio, escrevi sobre Cultura e Música, fazia legendas pra cliques no tempo que existia uma coisa chamada fotolog. Criei um dos primeiros blogs sobre decoração “Faça-Você- Mesma” na Bahia depois de me formar como designer de interiores pela Escola Baiana de Arte e Decoração ainda quando fazia reportagens. Tive meu próprio programa de decoração no Discovery Home&Health Brasil, o “Você Renova". Por dois anos orientei pessoas participantes a encararem o desafio de juntas comigo, redecorarem um ambiente das suas casas. É. Tenho tempo de estrada, mores.
Design de interiores
também é comunicação.
E nos projetos que crio, trago mensagens que estão dentro de cada pessoa cliente. Traduzo tudo em cores, formas, luzes, texturas e muito mais. Interiores é saber interpretar o que outra pessoa quer ou às vezes nem sabe o que quer direito. Com meu trabalho ao longo de dez anos na decoração, eu crio lares com a identidade de quem mora e trago a possibilidade de que cada pessoa possa executar tudo, ou quase tudo, por ela mesma. Ainda no design, descobri a paixão pelo mobiliário em madeira e desde então estudo a teoria e a prática desse ofício.
Autonomia tá em tudo na minha vida.
Foi a partir dela que criei há seis anos, meu projeto amor, as Oficinas de Introdução à Marcenaria para Mulheres. Em um dia intensivo de aula presencial com fundamentos teóricos e práticos, as mulheres aprendem a criação de um mobiliário útil e multifuncional. Com técnicas básicas que vão guiar todas elas pela marcenaria a partir daí. Podem sair cansaditas, porém, felizitas. Lê mais na página que tem aqui no meu site só para as Oficinas.
É sobre criar com suas próprias mãos.
É também sobre liberdade, independência. Conhecimento. Economia. Acolhimento. Segurança. Equidade. Criatividade. Conexões. Estado de presença. Vixe, é sobre muita coisa que aqui não tem nem espaço pra escrever. É mais que a técnica. Com as oficinas eu quero pegar na mão de cada mulher e mostrar o caminho para começar. É sobre criar com suas próprias mãos. Seja um móvel ou novas realidades. Desde o final de 2017 somos mais de mil mulheres introduzidas no ofício. Comendo pó de serra juntas. Amo.
Comunicação,
design e
educação
Meus três eixos de atuação são grandes conquistas vindas de muita dedicação e esforços que seguem ao longo dos tempos. Um beijo pra você que me acompanha. Seja sempre uma pessoa bem-vinda se vier por bem.